Notícia

Especialistas dão dicas para dinâmicas de grupo

As dinâmicas de grupo são etapas comuns em processos de seleção para vagas de estágio, trainee e emprego

Espaço Empresarial // Espaço Empresarial
Publicada em 06/05/2015 às 11:12:35

Apoio:

 

 

As dinâmicas de grupo são etapas comuns em processos de seleção para vagas de estágio, trainee e emprego. Entretanto, muitos candidatos não sabem como devem se comportar com os outros participantes e, claro, como podem se destacar entre os concorrentes. Por isso, a reportagem reuniu as principais recomendações de especialistas em recursos humanos.

 

 

Segundo os profissionais especialistas em recrutamento e seleção, é muito importante se preparar para esse encontro presencial, cujo principal objetivo é simular situações que são comuns no dia a dia do trabalho. Primeiramente, os interessados devem reunir o máximo de informações sobre a empresa em que vai concorrer a uma vaga. Para isso, nada de economizar na pesquisa: vale conferir o site da empresa, sua missão, seus objetivos, concorrentes e notícias sobre a companhia e a área de atuação. É fundamental entender a cultura da empresa e o perfil da vaga em questão, de acordo com o psicólogo e consultor de Carreiras do Bê-á-bá do RH, Carlos Eduardo Pereira:

 



"Quando se conhece a empresa e o cargo, tem como se ter uma ideia do que se procura. Uma startup, provavelmente, não se preocupará tanto com formalidades, quanto uma empresa tradicional. Se o cargo for operacional, a competência liderança não será tão considerada, quanto em um cargo de gestão".

 



Carlos Eduardo também mostra a importância de saber cooperar:



"Dinâmica de grupo é, na maioria dos casos, sinônimo de trabalho em equipe. Então, mesmo que se sinta com a razão, não deixe de ouvir com atenção o que o seu concorrente tem a dizer. No ambiente corporativo, temos que lidar o tempo todo com o outro. Se em uma simples dinâmica, o candidato não tem a capacidade de ouvir, certamente também não terá no trabalho propriamente dito".

 



Para isso, obviamente é necessário ser educado com os outros participantes:



"Por mais que o seu colega de dinâmica esteja dizendo algo que, na sua opinião, seja estúpido, nunca o trate de maneira desrespeitosa. Não se esqueça que uma dinâmica é uma simulação e uma possível incapacidade de lidar de maneira cordial com o outro neste processo indicará a mesma situação para a 'vida real'".

 



Consultor em gestão de pessoas, Josué Bressane Júnior, confirma que a dinâmica busca identificar quais candidatos possuem valores e objetivos alinhados com o da empresa em questão:

 



"Não existem pessoas certas ou erradas, boas ou ruins, existem pessoas certas para cada tipo de organização, e a resposta disto está em você mesmo. É muito importante ser você mesmo, pois as “máscaras” costumam cair durante as etapas do processo seletivo", lembra o diretor da assessoria em recursos humanos GEMTE Consulting.

 



O especialista opina que as empresas não procuram apenas novos funcionários com uma boa formação acadêmica e boas experiências profissionais, mas também que demonstrem vontade de aprender.

 



Renato Mendes, consultor de carreiras da plataforma de empregos Job1, lembra que as dicas comuns em entrevistas de emprego também são válidas nas dinâmicas de grupo. Por isso, há alguns comportamentos que precisam ser evitados, como mascar chicletes, usar perfumes fortes ou maquiagem exagerada, utilizar gírias ou palavrões.

 



"Não fale mal das empresas anteriores e, muito menos, da chefia. É importante chegar sempre com antecedência, uns 15 minutos antes da dinâmica de grupo".

 



Flavia Queiroz, gerente da Page Talent, destaca que é preciso mostrar interesse durante o desenvolvimento das atividades:

 



"Às vezes, são muitas pessoas fazendo suas apresentações pessoais para os recrutadores. Cuidado com a postura e não demonstre tédio ou impaciência. Além disso, preste atenção, pois há um tempo determinado para fazer sua apresentação. Não esqueça de fazer um levantamento de quais experiências e qualificações relevantes você quer mostrar na seleção".

 

 

(DOL com informações do Jornal Extra)

// Espaço Empresarial // Espaço Empresarial

© Copyright 2012 - 2013 PortalJNP - A informação sempre em primeiro lugar. Todos os direitos reservados.