Notícia

Belém - Família muda de casa e abandona animais de estimação

Vizinhos dizem que cachorros foram deixados para trás há cinco anos. Animais estão debilitados dentro de casa com piso e parede apodrecendo.

Municí­pios // Belem
Publicada em 06/02/2015 às 09:48:47

  Os moradores de uma casa no bairro do Umarizal, em Belém, mudaram-se para um novo endereço e abandonaram no imóvel dois animais de estimação da família. Os vizinhos contam que os cachorros foram esquecidos no local há pelo menos cinco anos e que apenas sobrevivem porque são alimentados por buracos nas paredes da casa de madeira.

 

Os cães aparentam estar bastante debilitados: em um deles a pelagem está grande e cheia de nós, já o outro sofre com problemas na pele e tem ferimentos no focinho. Os animais estão em áreas separadas na residência, e como revelam as imagens gravadas por vizinhos, o local está bastante sujo, o pote onde é colocado alimento para o cães é tomado pelas formigas, além disso, o piso e a parede do imóvel estão apodrecendo.

 

“É muito complicado, a gente tenta remediar da maneira que dá. Todas as noites a gente chega aqui e consegue dar um pouco de carinho para eles, um pouco de comida também”, afirmou o técnico em refrigeração Álvaro Araújo.

 

O designer Édson Oliveira diz que acompanha a situação desde que um dos cães chegou ainda filhote, e conta já ter apelado para a Justiça. “A gente já tentou tomar algumas medidas legais, mas a burocracia empatou muito e agora estamos aqui para tentar fazer um pouco mais e tirar esses animais dessa situação”, explica.

 

Uma representante de uma Organização Não Governamental (ONG) responsável por ajudar animais em situação de risco soube do caso e formalizou a denúncia na Delegacia de Meio Ambiente (Dema).

 

“A gente formaliza a denúncia na Dema, que vai até o local verificar a situação do animal, verifica se está em local insalubre, se está sendo vítima de maus tratos e só a polícia vai poder fazer a retirada dos bichos. A partir daí a gente vai poder dar uma assistência para o animal”, detalha Elyne Santiago.

 

(G1 PA)

// Municí­pios // Belem

© Copyright 2012 - 2013 PortalJNP - A informação sempre em primeiro lugar. Todos os direitos reservados.