Notícia

Água – Crise no abastecimento preocupa Igarapé Açú

Os recursos do SAAE é vinda do pagamento das taxas de consumo de água. É muito importante que a população pague seus vencimentos em dia, para que possamos fazer a manutenção da distribuição e dar uma melhor qualidade na água que consumimos.

Municí­pios // Igarapé-açu
Publicada em 03/12/2014 às 13:23:15

 

Crescimento populacional e as mudanças na política de expansão do sistema de abastecimento de água no município foram dois dos principais fatores que levaram ao colapso o abastecimento de água em Igarapé Açú.

 

Hoje o Abastecimento de água está composto pelos serviços dos SAAE e de micro sistemas de água instalados nas comunidades e em bairros da cidade geralmente coordenados por uma associação de moradores locais, com parceria com a prefeitura, que cede funcionários e ajuda compra de equipamentos, enquanto a associação entra somente com o pagamento da energia.

 

 

 

Com 60 anos de criação, completados neste ano, o SAAE – Serviço Autônomo de Abastecimento de Água e Esgoto,  orgulha - se de ter prestado bons serviços á população.

 

Numa entrevista ao Portal  JNP Paulo,  diretor do SAAE, explicou porque o órgão deixou de administrar todo o abastecimento de água do município.

 

Veja a íntegra da entrevista

 

JNP – O que é o SAAE 

 

Paulo – O SAAE é uma autarquia, ou seja, uma empresa de atividade mista com recursos adquiridos entre o poder público e o consumidor, através das taxas de consumo.

 

JNP – Até o ano 2.000 O SAAE era o único distribuidor de água em I A. O que aconteceu para que o SAAE perdesse a exclusividade na distribuição de água na cidade?

 

Paulo – O SAAE até o ano 2.000 era uma entidade,  ligada ao governo federal que enviava os recursos para que se fizesse o serviços de expansão da rede em todo o país. Á partir de 2000, com a implantação do Projeto Alvorada esse serviço foi  municipalizado. Então os recursos que vinham diretamente para o SAAE, passou á ser administrado pelo poder público  municipal.

 

JNP – Quais são os recursos que a autarquia conta para os investimentos na manutenção do serviço de água?

 

Paulo – Os recursos do SAAE é vinda do pagamento das taxas de consumo de água. Com o aumento da população, aumentou também a necessidade de expansão da rede, por isso é muito importante que a população pague seus vencimentos em dia, para que possamos fazer a manutenção da distribuição e dar uma melhor qualidade na água que consumimos.

 

JNP – Qual a área de responsabilidade do SAAE?

 

Paulo – Centro e Kolinas, na cidade. Vila São Luís, São Jorge Porto Seguro, Curi, no interior.

 

Reportagem texto e fotos: André Santos

 

// Municí­pios // Igarapé-açu

© Copyright 2012 - 2013 PortalJNP - A informação sempre em primeiro lugar. Todos os direitos reservados.