Notícia

Papa Francisco manda recado a romeiros do Pará

Sua Santidade encorajou romeiros a serem testemunhas do Evangelho.

Municí­pios // Belem
Publicada em 12/10/2013 às 08:30:19

Selecionado por: Cleane Mendonça

 

Nesta sexta-feira (11), o Papa Francisco enviou uma mensagem para o arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, saudando os romeiros que participam do Círio de Nazaré em 2013. A festividade, que começou às 7h30 com a missa do Traslado, envolve 11 romarias oficiais, incluindo a grande procissão que será realizada no domingo (13).

O Círio de Nazaré é realizado em Belém há 221 anos e é a principal celebração da devoção Mariana no estado do Pará. Segundo o Dieese, mais de 2 milhões de pessoas participam da festa, que é uma das maiores festividades católicas do mundo, segundo a arquidiocese de Belém.

Além de parabenizar os fiéis, o Papa Francisco também escreveu palavras de motivação, encorajando os romeiros a "serem sempre testemunhas dos genuínos valores evangélicos na sociedade paraense, como discípulos-missionários de Jesus".

A carta foi enviada pelo Pontífice para Dom Alberto através do Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni d'Aniello. Confira abaixo o texto na íntegra:

 

"Excelência Reverendíssima

Tenho a honra de transmitir a Vossa Excelência a seguinte mensagem de Sua Santidade o Papa Francisco.

'Excelentíssimo e Reverendíssimo
Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém do Pará

Sua Santidade o Papa Francisco saúda com particular afeto os romeiros que, neste ano de 2013, comemoraram a festa do Círio de Nazaré, em Belém do Pará, e os encoraja a serem sempre testemunhas dos genuínos valores evangélicos na sociedade paraense, como discípulos-missionários de Jesus, pois, a exemplo de quanto afirmou na sua recente visita apostólica ao Brasil, por ocasião da XXVII Jornada Mundial da Juventude, 'não podemos ficar encerrados na paróquia, nas comunidades, na nossa instituição paroquial ou na instituição diocesana, quando há tanta gente esperando o Evangelho! Mas sair... Enviado. Não se trata simplesmente de abrir porta para que venham, para acolher, mas de sair porta afora, para procurar e encontrar' (Papa Franciso, Homilia, 27 de julho de 2013). Com estes votos, e sob o olhar misericordioso da Santíssima Virgem, o Santo Padre concede a todos os que tomam parte das celebrações do Círio de Nazaré, como penhor de constante assistência divina, a implorada benção apostólica.
Cardeal Tarcísio Bertone, Secretário de Estado

Aproveito o ensejo para confirmar-me com sentimentos de estima e consideração
Dom Giovanni d’Aniello"
.

 

Fonte: G1 Pará

// Municí­pios // Belem

© Copyright 2012 - 2013 PortalJNP - A informação sempre em primeiro lugar. Todos os direitos reservados.