Portal JNP: O Seu Portal de Informação

Sexo no Carnaval: fique esperto contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis

Atenção!

Diversos // Comportamento
Publicada em 04/03/2019 às 11:04:58

 

 

A coordenadora estadual de IST/Aids da Sespa, Andrea Miranda, afirma que tanto as unidades de saúde quanto os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) concentram as ações de orientação e de distribuição de preservativos durante o Carnaval.

 

“É um momento de brincar, mas não se pode deixar de falar da sexualidade, de tirar dúvidas das pessoas. Quanto mais a gente puder difundir informações, mais se quebra o preconceito. A prevenção é a única forma de não se infectar e garantir a qualidade de vida do corpo”, alerta a especialista.

 

A campanha estará presente nos 144 municípios paraenses, mas, em locais com maior concentração de pessoas, como Vigia, Castanhal, Marudá, Marapanim, Salinópolis, Capanema, Bragança, Santa Maria, Ipixuna, Abaetetuba, Barcarena e Santarém, a atuação da Secretaria será mais intensa.

 

TESTES

Quem acabar passando por uma situação de risco pode realizar testes gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e em 71 CTAs geridos pelas secretarias municipais de Saúde. Tudo é feito de forma anônima.

 

Nesses centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento para facilitar a correta interpretação do resultado. Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136).

 

Edição: Débora Olivera

 

Fonte: DOL

 

 

Noticias Relacionadas