Notícia

Hospital realiza cirurgia inédita contra o câncer

O procedimento possibilitou a regressão de tumores e evitou que a paciente precisasse passar por amputações

Notícias // Saúde
Publicada em 01/03/2019 às 11:29:37

 O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), comemora um fato inédito na medicina da Região Norte do Brasil. Na última quinta-feira (21), a equipe cirúrgica realizou um procedimento raro e inovador, de alta complexidade, em uma paciente oncológica: a perfusão de membros. 

O procedimento possibilitou a regressão de tumores e evitou que a paciente precisasse passar por amputações. A cirurgia foi realizada com a participação de diversos profissionais e também fez uso da medicina nuclear. Ontem (28), a paciente teve alta hospitalar. Luziane Rodrigues da Silva, de 20 anos, tinha um tumor em estado avançado para ser retirado cirurgicamente. 

“Ela já havia realizado tratamento com quimioterapia e radioterapia e não teve regressão do tumor, então precisávamos de alternativa para tentar preservar o membro. A única alternativa que podíamos fazer era utilizar uma dose de quimioterapia muito maior do que o normal, o que não seria suportado por ela caso fosse feito pelo nível sistêmico, ou seja, passasse pelo corpo todo”, explicou o cirurgião coordenador da equipe, Marcos Fortes. O procedimento teve como objetivo, isolar a circulação sanguínea da perna do restante do corpo, para que ocorresse a aplicação do quimioterápico. 

A temperatura do membro também foi elevada (próxima aos 40°) para obter uma resposta mais rápida. “O procedimento faz com que tenhamos uma resposta positiva de redução entre 20% a 40% no tamanho do tumor e permitir, com isso, que posteriormente seja possível operar e retirar o tumor sem precisar amputar a perna”, afirma Fortes.

 

 

Edição: André Santos

Fonte: DOL

// Notícias // Saúde

© Copyright 2012 - 2013 PortalJNP - A informação sempre em primeiro lugar. Todos os direitos reservados.