Notícia

Pizza Enrolada - Pão Bauru

Pão-pizza é delicioso

Culinária // Receitas
Publicada em 06/08/2018 às 17:32:08

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

125ml de leite morninho

 

3 ovos grandes

 

30ml de óleo (milho, girassol)
 
1 colher (sopa) de açúcar
 
1 colher (sopa) de sal
 
45g de fermento biológico fresco (usamos 9g do fermento seco)
 
Farinha de trigo (cerca de 500g)
 
 
Recheio
 
2 tomates bem maduros, com sementes e cortados em rodelas
 
1/2 cebola crua cortada em rodelas
 
Sal
 
Azeite
 
Pimenta
 
300g de queijo mussarela fatiado
 
150g de presunto fatiado
 
Orégano
 
 
Para Pincelar
 
Manteiga derretida
 
Preparo
 
1.- Na forma de assar da panificadora (a nossa é Winner Tech, mas pode ser de qualquer marca), acrescente nesta ordem: o leite, ovos, óleo, açúcar, sal, fermento fresco e 400g de farinha de trigo. Se estiver usando o fermento seco, misture-o à farinha que também é seca. Acione a MFP para que bata a massa, num processo de panificação normal. Bata por cerca de 10 minutos, a massa deve ficar homogênea, porém numa textura bem pegajosa e úmida, que cole bastante nas mãos. Desligue a MFP e deixe a massa crescer dentro de um saco plástico bem vedado por 2 horas. Não há problema se ultrapassar esse tempo no primeiro crescimento. Nossa massa cresceu por 3 horas num dia quente. Guarde sua MFP ou batedeira, pois não as usaremos mais.
 
Recheio
 
2.- Enquanto a massa cresce, prepare o recheio. Tempere as rodelas de tomate e cebola com um pouquinho de sal, azeite e pimenta. Deixe tomar gosto e soltar água por no mínimo 20 minutos.
 
Montagem
 
3.- Depois da massa ter triplicado de volume, transfira-a para uma superfície lisa, untada com um pouquinho de óleo. Unte também as mãos com óleo e dê soquinhos na massa para retirar todo o ar. Não use farinha nesse processo para não deixar o pão pesado. Polvilhe a superfície da massa com um tantinho de farinha, vire a massa e polvilhe também do outro lado. Abra a massa com um rolo (para facilitar, pode usar um anti-aderente como este AQUI) num retângulo bem grande. Comece a rechear com fatias de queijo, presunto, rodelas de tomate e cebola (desprezando o caldo formado) e por último, polvilhe o orégano. Enrole como rocambole, de maneira bem firme para que não se solte na hora de assar.
 
4.- Transfira esse pão para uma forma untada com manteiga ou óleo e deixe crescer por 40 minutos dentro do forno junto com um pote ou panela de água BEM quente ao lado. A água não deve entrar em contato com a massa, serve apenas para criar um ambiente quente e úmido, perfeito para o crescimento do pão.
 
5.- Depois desse segundo crescimento, remova a água quente e acenda o forno a 250˚C e deixe aquecer por 7 minutos (com o pão dentro do forno). Então, abaixe a temperatura para 180˚C e deixe assar por cerca de 50 minutos ou até que esteja com uma bonita cor dourada. Retire do forno e, se preferir uma casca brilhante, pincele com um pouco de manteiga derretida. Deixe esfriar por 10 minutos na forma, desenforme e deixe esfriar completamente sobre uma grade para que o pão ventile por todos os lados. Depois de totalmente frio, guarde* em um porta-pão ou saco plástico bem vedado.
 
*Na verdade, você deve guardar o que sobrou (se sobrar) completamente frio, mas aproveite para comer o pão quando ainda estiver bem quentinho, com direito à queijo derretido e tomate quente-pelando.
 
Rende: 1 pão grande. Cerca de 12 fatias médias.
 
 
 
Edição: André Santos
 
Fonte: Chocorango

 

// Culinária // Receitas

© Copyright 2012 - 2013 PortalJNP - A informação sempre em primeiro lugar. Todos os direitos reservados.