Notícia

Quiche com queijo do Marajó e folhas de jambu

Confira a receita para fazer a deliciosa quiche paraense

Culinária // Receitas Regionais
Publicada em 20/07/2016 às 17:06:32

A receita é uma adaptação regional, uma combinação do salgado gourmet quiche combinado com jambu e queijo do Marajó, feito pela culinarista Vanessa Alencar. Confira a receita para fazer a deliciosa quiche paraense:

Ingredientes para fazer a massa
- 125 gramas de manteiga gelada e cortada em cubos
- 250 gramas de farinha de trigo peneirada
- 5 gramas de sal
- 1 gema
- 45 ml de água gelada

Ingredientes para o recheio
- 4 ovos
- 200 ml de creme de leite
- 100 ml de leite
- 1 maço de jambu cozido
- 200 gramas de queijo do Marajó ralado
- sal, noz moscada e pimenta do reino a gosto.


Modo de preparo

Massa:
Em uma tigela, coloque a farinha de trigo e a manteiga. É importante que a manteiga esteja gelada e em cubos, esse é um dos segredos da receita. Vá misturando com a ponta dos dedos. Quando a farinha e a manteiga estiverem bem misturadas, adicione a gema e a água. Comece a amassar e em seguida acrescente o sal. Sove a massa até ela ficar homogênea. Quando começar a desgrudar da mão, ela já está no ponto. Aí basta fazer uma bolinha, enrolar no papel filme e deixar descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos.

Ao retirar a massa da geladeira, ela estará meio dura, então é preciso amassar um pouco. Depois pode colocá-la direto numa forma, de preferência de fundo removível, preenchendo todo o espaço, faça alguns furinhos na massa. A massa precisa ser aquecida durante uns 15 minutos no forno em temperatura média de 180 graus. Após o tempo, retire a massa do forno e espere esfriar um pouco para iniciar a montagem.

Recheio:
Em outra tigela, coloque os ovos e mexa. Adicione o leite e mexa novamente. Depois, acrescente o creme de leite, mexa mais um pouco e por último o sal, pimenta do reino e noz moscada ao seu gosto. Misture tudo e reserve. Você pode preparar o recheio enquanto a massa descansa na geladeira.

Montagem da quiche paraense:
Aos poucos, coloque o molho do recheio sobre a massa e em seguida leve novamente ao forno com temperatura de 180 graus por mais 45 minutos, ou até a borda da massa ficar dourada. Após de pronto, só servir.

 

Fonte: G1 Pará

 

 

// Culinária // Receitas Regionais

© Copyright 2012 - 2013 PortalJNP - A informação sempre em primeiro lugar. Todos os direitos reservados.