Notícia

Hospital Regional em Paragominas celebra um ano de funcionamento

o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, completará nesta terça-feira, dia 4, um ano de atividade.

Municí­pios // Paragominas
Publicada em 03/08/2015 às 09:32:19

Apoio:

 

 

 

 

 

Responsável pela assistência de média e alta complexidade voltada a uma população de quase 800 mil pessoas que vivem na região nordeste do Estado, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, completará nesta terça-feira, dia 4, um ano de atividade. Os números contabilizados nesse período demonstram o quanto a saúde pública da região avançou com a implantação do serviço: foram 78.180 exames, 7.152 consultas ambulatoriais, 1.500 internações e mil cirurgias, destacando-se nesse balanço um índice de resolutividade de 98% em todos os procedimentos, ou seja, apenas 2% dos casos recebidos demandaram transferências.
 
 
À frente desses números está uma equipe multiprofissional composta por 356 colaboradores diretos e indiretos. Desses, 92% são provenientes da própria região, como estabelece o acordo firmado entre o governo do Estado e o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra o HRPL. O serviço prestado pelo HRPL beneficia pacientes de 22 localidades compreendidas pela Região de Saúde Metropolitana III, que é regulada pelos municípios pactuados do 3° e  5° Centros Regionais de Saúde (3° e 5° CRS). Sãao elas Aurora do Pará, Capitão Poço, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, Paragominas, Santa Maria do Pará, São Miguel do Guamá, Ulianópolis, Castanhal, Curuçá, Igarapé-Açu, Inhangapi, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, São João da Ponta e Terra Alta.
 
 
O Regional do Leste oferece clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia/oncologia e traumatologia/ortopedia. Os serviços têm suporte de apoio diagnóstico e terapêutico com análises clínicas, raios-x, tomografia, ultrassonografia, holter, eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma e Mapa, ressaltando-se ainda o apoio de uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, farmacêuticos e técnicos de enfermagem. Dos atendimentos de urgência e emergência, mais de 50% são vitimas de acidentes automobilísticos, predominantemente com motos. A dona de casa Maria Frazão de Almeida, 53, natural do Maranhão, mas residente em Paragominas desde 1971, compõe essa estatística. Mesmo parada com a sua motocicleta em um sinal, ela foi atingida por outra moto que vinha em alta velocidade. No acidente, ocorrido em dezembro, ela teve a tíbia fraturada e passou por uma cirurgia para implantação de seis parafusos e uma placa de liga metálica. O procedimento, chamado osteosíntese, auxilia na estabilização e consolidação óssea.
 
 
Após oito dias de internação, Maria Frazão recebeu alta e estava sendo submetida a sessões de fisioterapia com visível recuperação, quando sofreu novo acidente, em maio deste ano, com as mesmas características do primeiro. Desta vez a perna esquerda foi a atingida, resultando na fratura do fêmur e em novo atendimento no HRPL. Sumetida a tomografia de joelho, a paciente está com a perna imobilizada há dois meses, com quadro de franca reabilitação sob assistência permanente de um ortopedista e de um fisioterapeuta. “Agradeço pelo atendimento que tenho recebido da equipe do hospital. Tenho certeza que se n[os não tivéssemos esse serviço aqui em Paragominas eu já poderia até ter perdido a perna. Não tenho reclamações a fazer, sou muito bem tratada aqui e, em breve, espero poder caminhar sem auxilio”, conta ela. Familiares de Francisca Maria dos Santos, 74, não perdem a esperança pela recuperação plena de sua saúde, comprometida por uma insuficiência respiratória grave e crônica. Ela deu entrada no hospital em maio deste ano e segue internada em uma Unidade de Tratamento Intensivo, mas apresenta um quadro clínico estável.
 
 
Eles são acompanhados por profissionais do atendimento psicossocial, que presta orientações e esclarecimentos permanentes a familiares de pacientes na mesma condição. “Sabemos que os médicos e os enfermeiros estão fazendo de tudo para recuperar a saúde de nossa mãe”, conta Maria Auxiliadora, 52. Quem também acompanha de perto o drama de quem tem um familiar internado em uma UTI é a técnica de enfermagem Damiana Bruno do Nascimento, 31, que atua na Unidade de Tratamento Intensivo Adulto do HRPL, e comemora junto com o hospital o primeiro ano de serviços prestados à população. Admitiu para o quadro funcional do Regional do Leste em julho de 2014, ela diz se sente realizada com o que faz. “Tenho muito orgulho em fazer parte dessa história. Trabalhar aqui é, antes de tudo, uma realização profissional e pessoal, porque foi aqui em Paragominas que encontrei uma oportunidade de me formar e constitui minha família”, diz ela, que veio de Aurora do Pará, em 2011 Para o diretor executivo do HRPL, Júlio César Garcia, o sentimento de toda a equipe é de satisfação.
 
 
 “O aniversário é do hospital, mas quem ganha, todos os dias, são os usuários dos serviços que prestamos. Nossa missão permanente é garantir assistência especializada e atendimento humanizado, e para isso investimos permanentemente na capacitação dos nossos profissionais”, declara. Recentemente o HRPL recebeu o certificado Tecnologia Limpa: Pró-Sustentabilidade da Ecologia Humana e do Planeta, o selo ASP-STERRAD, emitido pelo Instituto MAIS, que é uma instituição privada sem fins lucrativos dedicada à pesquisa e capacitação socioambiental. O primeiro ano de funcionamento do HRPL será lembrado com uma programação na Praça da Matriz de Paragominas, em que serão ofertados vários serviços à população como aferição de pressão arterial, verificação da taxa de glicemia e distribuição de material educativo sobre os serviços do Regional, entre outros. Nesse período de atendimento, o HRPL também realizou 7.422 sessões de fisioterapia, 4.929 acolhimentos em Serviço Social, 3.531 atendimentos de Psicologia, além de 842 treinamentos ministrados e que somaram 14.466 horas de capacitação. Em quase um ano o Serviço de Nutrição do hospital serviu 121.284 refeições.
 
 
Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.
 
 
 
 
Jorge Quadros (Com informções da  Redação Agência Pará de Notícias)

 

// Municí­pios // Paragominas

© Copyright 2012 - 2013 PortalJNP - A informação sempre em primeiro lugar. Todos os direitos reservados.