Notícia

3 dicas para manter uma nova empresa saudável

Entre janeiro e junho de 2014 foram abertas 240,2 mil empresas no Brasil.

Espaço Empresarial // Espaço Empresarial
Publicada em 11/06/2015 às 11:13:47

Apoio:

 

 

De acordo com o perfil empresarial brasileiro publicado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), entre janeiro e junho de 2014 foram abertas 240,2 mil empresas no Brasil. Mas para continuarem no mercado e aumentarem seu desenvolvimento, as novas empresas precisam lidar com dificuldades.



1. Utilize um bom sistema de gestão



"A escolha de um sistema de gestão mais completo, que inclui um controle e planejamento financeiro, pode ajudar muito nesta questão da sobrevivência da empresa. Com um sistema de gestão é possível fazer um fluxo de caixa eficiente, com o acompanhamento adequado das entradas e saídas da empresa. Isso pode evitar problemas graves e até uma eventual falência, já que o descontrole do fluxo de caixa é um dos fatores apontados pelo SEBRAE como um dos principais erros de quem acaba fechando uma empresa", explica Tibério César Valcanaia, diretor técnico da empresa de softwares de gestão myrp.



2. Controle o fluxo de caixa



O ideal é que o fluxo de caixa seja elaborado dentro do sistema de gestão, para que possa ser atualizado automaticamente e integrado com todas as operações da empresa. Também é importante que o sistema mostre a previsão de gastos e recebimentos a médio e longo prazo, para que se consiga ter uma visão mais clara da sustentabilidade do negócio.



3. Entenda o mercado

Para sobreviver, é preciso ainda que a empresa conheça bem a sua concorrência. Essas informações podem ser obtidas através da análise SWOT (sigla em inglês para "Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Durante o processo são identificados os pontos fortes e fracos da companhia, as oportunidades de mercado e possíveis ameaças, como concorrentes, indicadores socioeconômicos e o público alvo. "Isso certamente ajuda a entender o posicionamento da marca, seus produtos e serviços, além de servir como ponto chave para o planejamento estratégico", explica Valcanaia.

 

Fonte: Olhar Digital

// Espaço Empresarial // Espaço Empresarial

© Copyright 2012 - 2013 PortalJNP - A informação sempre em primeiro lugar. Todos os direitos reservados.